Programa de Aperfeiçoamento de Educadoras de Creches Comunitárias (PAECC)

A principal atuação do Instituto Stimulus tem sido proporcionar aperfeiçoamento para as educadoras que trabalham em instituições comunitárias de Educação Infantil.

Para isso, criamos o Programa de Aperfeiçoamento de Educadoras de Creches Comunitárias (PAECC), que ao longo de 10 anos já conduziu 12 cursos com cerca de 250 alunas, impactando mais de 25 mil crianças em diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, como Teresópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Niterói e cidade do Rio de Janeiro.

Este programa – totalmente gratuito – nasceu da constatação de que um dos problemas crônicos de Creches e Pré-Escolas mantidas por comunidades em situação de vulnerabilidade é a dificuldade de recrutar, manter e motivar as educadoras responsáveis pelas crianças, o que conduz ao risco de redução da qualidade do seu atendimento.

Os cursos são de aperfeiçoamento, e não de formação, o que nos permite, apesar de observarmos as diretrizes educacionais do governo (BNCC), ter independência de atuação junto às Secretarias de Educação.

A escolha das creches e localidades a serem beneficiadas é feita a partir de diagnósticos prévios. Neste momento está em curso a 12ª turma, em Niterói, região metropolitana no Rio de Janeiro.

Nosso curso básico consiste em 80 horas de aulas presenciais, teórico/práticas, e de oficinas pedagógicas, que são complementadas por atividades à distância. Os encontros são quinzenais, nas manhãs dos sábados (para não interromper o horário normal das creches), e são, realizados no sistema de rodízio nas instalações das creches participantes, o que contribui para o intercâmbio de práticas e experiências.

As alunas, cerca de 30 por turma, provenientes de 4 a 5 creches da mesma região, são educadoras, gestoras e assistentes das creches selecionadas a partir dos diagnósticos prévios e suas inscrições levam em conta o interesse em progredir na profissão e o potencial para transmitir conhecimentos para seus pares.

Os conteúdos, embora respeitando as diretrizes educacionais do governo (BNCC), levam em conta a realidade sócio econômica das alunas e das creches onde atuam, sendo por isso flexíveis de turma para turma.

Temas abordados

  • A criança na educação infantil: Identidade; Autonomia, Identidade, Amadurecimento; Agressividade.
  • Conhecimentos: Movimento; Artes Visuais; Música; Linguagem, Matemática; Natureza e sociedade
  • Organização do trabalho pedagógico: conceitos de Educação Infantil; Higiene; Segurança; Organização do tempo;
  • Sequencia de atividades.
  • Estrutura da creche comunitária; Divisão de responsabilidades; Captação de recursos; Relação entre creche, família, poder público e comunidade.

Para conhecer mais sobre o nosso programa, entre em contato conosco.

Menu