PAECC

Conteúdo do Curso 04/09/2019

O PAECC respeita a legislação governamental sobre o assunto e seu conteúdo toma como base o Referencial Curricular para Educação Infantil, do MEC. Esse conteúdo se distribui em 4 temas:

Tema 1: A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Identidade; Autonomia; Processos de fusão e diferenciação; Construção de vínculos; Aprendizagem; Interação; Diversidade e individualidade; Sexualidade; Objetivos gerais da educação infantil; Considerações sobre os diversos conceitos de educação infantil; A criança, a escola e a família.

Tema 2: CONHECIMENTOS

2.a. A Música na Educação Infantil; 2.b. Movimento na Educação Infantil; 2.c. Artes Visuais na Educação Infantil; 2.d. Linguagem Oral e escrita na Educação Infantil; 2.e. Matemática na Educação Infantil; 2.f. Natureza e sociedade na Educação Infantil.

Tema 3: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Considerações sobre os diversos conceitos de educação infantil; Identidade – o nome; Autoestima; Escolha; Jogos e brincadeiras – o faz de conta; Interação; Imagem; Cuidados pessoais; Segurança; Independência e autonomia; Respeito à diversidade; Identidade de gênero; Alimentação; Cuidados pessoais; Sono e repouso; Organização do tempo; Atividades permanentes; Sequencia de atividades; Projetos.

Tema 4: A CRECHE COMUNITÁRIA

O professor de Educação Infantil; Tipos de instituições para Educação Infantil: creches e pré-escolas; Estrutura da creche comunitária; Distribuição de responsabilidades; Captação de recursos e atividades estratégicas; Estrutura do grupo mantenedor; Relação entre creche, família, poder público e comunidade; Criação de parcerias; Legislação.

Os três primeiros temas consistem em versões resumidas do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RECNEI), desenvolvido pelo MEC, transformando esse rico material numa versão mais acessível para o nível educacional das educadoras participantes dos cursos.

O tema “CRECHE COMUNITÁRIA” foi desenvolvido pela equipe do Instituto Stimulus, procurando transmitir aos participantes sua experiência no contato com projetos comunitários, para que a educadora compreenda as características desse tipo de instituição e possa contribuir para seu aperfeiçoamento.

Uma das grandes preocupações que norteiam o INSTITUTO STIMULUS é o conceito de replicabilidade e difusão do conhecimento e de trabalhos em prol da melhoria da Educação Infantil. Por isso, teremos satisfação em que essa apostila seja difundida por quem se interesse em programas e treinamentos similares.

As aulas-palestras são ministradas por profissionais das áreas de educação, psicologia e afins, que atuam diretamente na área de Educação Infantil e que são selecionados e contratados pela Coordenação de Projetos do PAECC.

Para orientar os professores palestrantes na preparação de suas apresentações, que são enriquecidas com suas vivências pessoais, foi elaborada uma Apostila de apoio.