PAECC

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA EDUCADORAS DE CRECHES COMUNITÁRIAS 05/09/2012

O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE EDUCADORAS DE CRECHES COMUNITÁRIAS (PAECC) nasceu da constatação de que um dos problemas crônicos das creches e pré-escolas mantidas por comunidades carentes é a dificuldade de recrutar, manter e motivar os educadores responsáveis pelas crianças, o que conduz a um risco de redução da qualidade do seu atendimento.

Lutando sempre com dificuldade de obtenção de recursos, as creches mantidas por comunidades carentes dependem muito de voluntariado, ou só conseguem remunerar as educadoras com valores abaixo dos praticados nas redes públicas de ensino.

Assim sendo, essas educadoras (que se dedicam em tempo integral ao seu serviço, ao contrário do que ocorre em muitas instituições públicas), encontram dificuldades e pouca motivação para dedicar horas adicionais ao seu aperfeiçoamento profissional, que viria em prejuízo das poucas horas restantes para lazer ou o atendimento a afazeres domésticos ou familiares.

Atento a essa realidade, o INSTITUTO STIMULUS resolveu implantar um Programa piloto no Município de Teresópolis, RJ, denominado PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA EDUCADORAS DE CRECHES COMUNITÁRIAS (PAECC), visando melhorar a qualidade do atendimento infantil em quatro creches comunitárias que já vinha apoiando.

A filosofia do INSTITUTO STIMULUS é de replicar suas experiências e metodologias bem sucedidas em outras comunidades carentes, em outros municípios do estado ou do país.

Com o pleno êxito do projeto-piloto do PAECC em Teresópolis, no ano de 2011, O INSTITUTO STIMULUS resolveu não só repeti-lo naquele município, como reproduzi-lo, com as adaptações necessárias, no município do Rio de Janeiro.

Se sua creche estiver interessada no PAECC, entre em contato conosco.