Mensagem do Presidente

Ninguém discute que, em nosso país, são fundamentais investimentos maciços na melhoria da qualidade da educação, da saúde, da segurança e da distribuição de renda, e que a sociedade civil pode e deve fazer a sua parte, prestando sua contribuição junto aos governos.

Acreditamos que, a longo prazo, o apoio à Educação é o mais importante desses investimentos, porque com a melhoria de seus padrões, os demais problemas tendem a encontrar soluções.

De todos os segmentos da Educação, tanto no Brasil como em outros países, a Educação Infantil é a que mais está necessitando o apoio da sociedade civil.

Em primeiro lugar, porque investimentos nesse segmento proporcionam uma taxa de retorno social e econômico muito superior aos investimentos no Ensino Fundamental, Médio ou Superior.

Segundo pesquisas longitudinais desenvolvidas em vários países, cada dólar investido na Educação Infantil traz um retorno de 7 a 10 dólares para o país, em termos de melhor aproveitamento do aluno nas fases posteriores do seu aprendizado, menor taxa de desistência ou repetência, melhor qualidade na fase adulta, como cidadão integrante da força de trabalho, menor taxa de criminalidade, menos despesas na área de saúde, melhor cidadania enfim. O mesmo dólar aplicado no Ensino Fundamental traz um retorno da ordem de cinco dólares, no Ensino Médio aproximadamente dois dólares, e no Ensino Superior apenas um dólar.

Em segundo lugar, a Educação Infantil precisa do apoio da sociedade civil, porque é a menos atendida pelo Governo, em suas três esferas, principalmente para as camadas sociais mais desassistidas. Enquanto 99% das crianças encontram hoje vagas no Ensino Fundamental (a partir dos 6 anos), apenas 20% das crianças de baixo nível de renda de 2 a 5 anos têm a oportunidade de freqüentar uma creche ou um programa pré-escolar!

Estas são as razões pelas quais o INSTITUTO STIMULUS dedica sua prioridade para a EDUCAÇÃO INFANTIL, em particular para as crianças de famílias de baixo nível de renda.

O nosso sonho é que o trabalho que realizamos se espalhe pelo Brasil afora, por seu efeito multiplicador, através de outros empreendedores sociais, a quem oferecemos nosso apoio, nossa experiência e nosso estímulo.

Contamos com sua ajuda!

Henrique Flanzer
Presidente

Menu