Mensagem do Presidente

Por que educação infantil?

Ninguém discute que, em nosso país, são fundamentais investimentos maciços na melhoria da qualidade da educação, da saúde, da segurança e da distribuição de renda, e que a sociedade civil tem a obrigação, junto aos governos, de prestar uma firme contribuição.

Nós acreditamos que, a longo prazo, o apoio à Educação é sem dúvida o mais importante desses investimentos, porque com sua melhoria os demais problemas tendem a encontrar soluções.

De todos os segmentos da Educação, tanto no Brasil como em outros países, a Educação Infantil é a que mais está necessitando o apoio da sociedade civil.

Em primeiro lugar, porque investimentos na Educação Infantil proporcionam uma taxa de retorno social e econômico muito superior aos investimentos no Ensino Fundamental, ou Médio, ou Superior, sem falar na Educação de Adultos. Pesquisas feitas em diversos países comprovam que cada dólar investido na Educação Infantil traz um retorno de 7 a 10 dólares para o país, em termos de melhor aproveitamento do aluno nas fases posteriores do seu aprendizado, menor taxa de desistência ou repetência, melhor qualidade na fase adulta, como cidadão integrante da força de trabalho, menor taxa de criminalidade, melhor cidadania enfim. O mesmo dólar aplicado no Ensino Fundamental (6 aos 15 anos) traz um retorno da ordem de cinco dólares, no Ensino Médio de aproximadamente dois dólares, e no Ensino Superior apenas um dólar.

Em segundo lugar, a Educação Infantil merece o apoio da sociedade civil, porque é a menos atendida pelo Governo, em suas três esferas, principalmente para as camadas sociais mais desassistidas. Enquanto 99% das crianças encontram hoje vagas no Ensino Fundamental (a partir dos 6 anos), apenas 20% das crianças de baixo nível de renda de 2 a 5 anos têm a oportunidade de freqüentar uma creche ou um programa pré-escolar.

Estas são as razões pelas quais o INSTITUTO STIMULUS dedica sua prioridade para a EDUCAÇÃO INFANTIL, em particular para as crianças de famílias de baixo nível de renda.

Esperamos que este website ajude a divulgar a importância da Educação Infantil e mobilizar governos e sociedade civil para a sua melhoria quantitativa e qualitativa.

Henrique Flanzer
Presidente