Além do processamento dos dados quantitativos do Censo Escolar, o Instituto Stimulus realizou diagnósticos-piloto em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Teresópolis, Niterói e São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro.

Esses diagnósticos foram utilizados para identificar o perfil e necessidades das instituições de ensino de cada região, visando selecionar as que seriam atendidas pelo PAECC.  A partir dos resultados dos diagnósticos, selecionamos as creches com maior dificuldade de oferecer formação continuada a seus profissionais para participar do programa.

Em complemento aos diagnósticos-piloto, o Instituto Stimulus está projetando uma ampla pesquisa de campo, por amostragem, para colher informações de caráter qualitativo sobre as instituições comunitárias (creches e pré-escolas) existentes no Rio de Janeiro.

Sua intenção, concluído o trabalho, é não só divulgá-lo, mas também compartilhar o diagnóstico e a metodologia à disposição dos eventuais interessados, para que seja replicado em outras regiões do país.

Menu