Artigos

A situação da Educação Infantil no Brasil

Trechos do documento” Early Childhood in Brazil”, produzido por Gabriela Azevedo de Aguiar, Marcos Nascimento e Gary Barker, da Organização Promundo.   No Brasil existem 23.141.413 crianças até os 6 anos de idade (IBGE, Censo 2000). 
A primeira infância é um período crucial no desenvolvimento mental, emocional e de socialização do indivíduo. É ...

Veja Mais

Pesquisas longitudinais em outros países

Diversos países desenvolveram importantes pesquisas longitudinais para mostrar a importância da Educação Infantil no futuro escolar, profissional e pessoal das crianças de 0 a  6 anos.  O artigo abaixo resumido descreve alguns desses trabalhos, que infelizmente ainda não foram replicados no Brasil. Artigo publicado por Aloisio Pessoa de Araújo, Flávio Augusto ...

Veja Mais

Diversos enfoques da Educação Infantil no mundo – Maria Malta Campos

O texto resume e comenta os principais resultados obtidos por um grupo de pesquisas significativas, realizadas na Grã- Bretanha, nos Estados Unidos e na America Latina, que procuram avaliar os efeitos da frequência a programas de educação infantil sobre o desenvolvimento e a escolaridade posterior de crianças de diversas origens sociais, étnicas e culturais. Os [...]

Veja Mais

Creche comunitária: visão das professoras e famílias em Fortaleza

A realização de diagnósticos em áreas específicas tem contribuído sobremaneira para o conhecimento da situação atual do atendimento à criança pequena. Temos, por exemplo, relevantes informações trazidas pelos diagnósticos realizados em Belo Horizonte (MG) e no  Rio Grande do Sul. Entre os dados do relatório relativo à situação das creches conveniadas com ...

Veja Mais

Por que investir na Educação Infantil – James Heckman

James Heckman é um renomado professor da Universidade de Chicago, Prêmio Nobel de Economia, e que desenvolveu vários estudos sobre a importancia da Educação Infantil. O ciclo de formação e desenvolvimento das aptidões de uma criança é dinâmico e cumulativo: aptidão gera aptidão, motivação gera motivação. Se uma criança não for motivada e estimulada, ...

Veja Mais