No período de 0 a 6 anos, a criança está descobrindo o mundo. Ela percebe e aprende com os atos e propostas vivenciados por ela. À medida que estimulamos a criança a aprender, a perguntar e a atuar frente ao seu conhecimento, ajudamos a formar pessoas mais críticas e capazes de fazer a diferença na nossa sociedade.
“A sociedade demorou a entender que infância é um período importante e as crianças são diferentes em determinadas idades. Para ter uma ideia, faz somente dez anos que o Ministério da Educação — com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a educação infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro. Isso reflete no que é oferecido às famílias, pois, entre outras coisas, indica ser fundamental a especialização do educador. Significa que educação infantil tem de ir muito além da “tia”, das recreações, do Dia das Mães ou das canções de Natal.
O período se resume em estar com os outros. “Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco, como eu corro, como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’”, diz Karina Rizek Lopes, coordenadora da Área de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC. “Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter”, afirma Quézia Bombonatto, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia”
ROGÉRIO, C.; CALLEGARI,J. A importância da Educação Infantil. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1843-15068,00.html. Acesso em 11 de setembro de 2012.