Objetivos didáticos

Com base em estudos teóricos, experiências práticas na educação infantil e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, estruturamos o nosso objetivo pedagógico dentro de seis campos de experiências: Matemática, Linguagem, Artes visuais, Corpo e movimento, Natureza e sociedade e Música.

A partir de vídeos organizados por faixa etária iremos propor, de forma lúdica e prazerosa, brincadeiras que mantenham o vínculo das crianças com as diferentes áreas do conhecimento e temáticas vivenciadas na educação infantil.

Os vídeos se dirigem às crianças, mas precisarão do apoio dos familiares nessas brincadeiras, já que as professoras não poderão estar presentes para fazer a mediação necessária.

Esperamos que todos possam aproveitar da melhor forma todo esse conteúdo!

Objetivos específicos

Corpo e Movimento

Na área de Corpo e Movimento, temos como objetivo o envolvimento das crianças com o próprio corpo em sua totalidade, reconhecendo e nomeando também as partes que o compõem. Além de investir em propostas que possibilitem às crianças explorar os planos alto, médio e baixo, e as direções ao se deslocar pelo espaço.

Artes Visuais

As artes visuais são vivenciadas a partir de práticas que tem como objetivo explorar diferentes técnicas e artistas, estimulando assim, a coordenação motora fina, a criatividade e a prática de apreciação.

Linguagem

Em linguagem iremos estimular o prazer na leitura e na escrita através de histórias e brincadeiras com letras. Esse envolvimento no mundo letrado e o contato com diferentes tipos de texto, traz para as crianças a possibilidade de escreverem espontaneamente, criando hipóteses e refletindo sobre esse ato. Assim, se apropriam gradativamente dessa ferramenta para a sua compreensão do mundo. Além de exercitarem a expressão oral, a organização de ideias, ampliarem o vocabulário e estimularem a criatividade.

Matemática

Através de brincadeiras, desenvolvemos propostas que estimulem a construção do pensamento matemático a partir de problematização de situações e busca de soluções. Possibilitando o reconhecimento, nomeação e representação dos numerais, a realização de contagens e a quantificação de elementos. Além de explorar a percepção de medidas.

Música

As brincadeiras ligadas a musicalização tem como principal objetivo despertar nas crianças o interesse pela música e fontes sonoras. Iremos envolvê-las com canções do cancioneiro popular e brincar com os sons presentes em nosso meio. Além de conhecer obras e artistas significativas para a cultura popular brasileira.

Natureza e Sociedade

Nos reconhecermos parte de uma sociedade plural e diversa é essencial para ampliar a nossa visão de mundo e perceber o nosso papel enquanto cidadão. A partir desse olhar, pretendemos estimular alguns hábitos de cuidado com o meio ambiente e com o nosso corpo. Além de explorar temáticas referentes aos 4 elementos da natureza e instigar a curiosidade e a formulação de hipóteses por meio de experiências.

Menu